segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O HOMEM QUE RI

2- A CONFUSÃO GRAMATICAL

A minha nova opção tem sido um desfilar de surpresas. Afinal a minha experiência não era assim tão grande como pensava.
Vai daí comecei a elencar, uma palavra que aprendi a utilizar desde que a ouvi, por mero acaso, dita por um dos novos Ministros, as tarefas que me propunha realizar para poder falar sobre o tema com propriedade e sem demagogia.
Isto saiu bem, reconheçam.
O primeiro passo foi difícil. Tudo porque eu percebera mal. Afinal aquilo a que o senhor Ministro se referira, ele que soletra todas as sílabas e mesmo assim poucos percebem, fora a primeira pessoa do presente do indicativo do verbo elencar, quer dizer, uma relação de pessoas de uma companhia lírica ou dramática.
Afinal era fácil, o senhor referia-se ao pessoal que tinha conseguido arranjar tacho. Portanto era o elenco de uma companhia dramática em formação. E o espectáculo promete, tem que ser em grande. Ouvi dizer, mas não posso garantir, que para além da presença do Alberto João, é esperada a Troika, dez estações de Tevisão, desde a China ao Irão, autoridades civis, militares e religiosas, o que garante milhões de parolos a assistir.
Voltando ao tema.Vencida a primeira dificuldade, nascida de um mal entendido, teria de escolher as pessoas que me ajudassem a falar de lixo, tóxico e não só.
Não é para isto que serve a internet, pensei? Tens dúvidas? Procura que está lá tudo.
Mas não deu, fiquei mergulhado em tanto lixo, que me perdi. Sei que fiquei sujo por fora e em branco por dentro.
Fechei o computador e fui apanhar ar. Em boa hora o fiz. A Dona Maria, uma simpática senhora que encontro, dia sim, dia não, empunhando uma vassoura e puxando um carrinho, varrendo a minha rua, teria de ser a minha consultora.
A senhora, muito gentilmente aceitou falar comigo. Fez um pequeno intervalo, bebeu um café e enquanto varria com raiva mal contida os dejectos de cão que as senhoras deixavam espalhados nos passeios, aceitou falou sobre o tema.
Por sorte eu ia preparado com um pequeno bloco de apontamentos, tinha alinhavado algumas perguntas e fiz a entrevista sem, quero sublinhar, ter interrompido a sua tarefa.
O teor da entrevista ficará para outro post.
A não ser que…

Sem comentários:

Enviar um comentário