segunda-feira, 15 de novembro de 2010

UM BOM PRINCIPIO


Já há alguns dias, que a nossa sempre presente e inovadora TV pública, nos vem alertanto, para um programa especial na noite de segunda feira.
-O programa “Prós e Contras” irá debater as eleições para Bastonário da Ordem dos Advogados.
Confesso e faço “mea culpa”, que cheguei a ver alguns dos programas anteriores mas, depressa cheguei à conclusão que os programas ou eram Prós ou eram Contras, as duas coisas ao mesmo tempo é que raramente se viram e porque estava farto de ver a feira das vaidades, bloqueei o acesso.
Mas este promete vir a ser aliciante. Tem todos os ingredientes para ser uma luta de capoeira, cheia de frases feitas na defesa de interesses, mais ou menos ocultos.
E de repente lembrei-me de um filme, datado de 1975, um excelente filme aliás, de Robert Altman. O filme é “NASHVILLE”, capital da música “country” e a história desenrola-se nos bastidores e na cidade, durante a realização do reconhecido festival.
Enquanto vamos ouvindo algumas canções e assistindo ao desenrolar da história, uma carrinha passa de vez em quando pelas ruas da cidade, fazendo campanha eleitoral, em nome de um candidato, “outsider”, à nomeação para a corrida Presidencial.
E recordo alguns slogans que o altifalante da carrinha, que de vez em quando aparecia numa cena, ia espalhando pelas ruas:
“Mais de 80% dos Americanos só sabe o que vai pelo mundo, pelo que vê na televisão;
Mais de 70% dos Americanos nunca leu um livro;
Como é que querem a mudança se:
Dos 450 membros da Câmara dos Representantes, 400 são Advogados!
Dos 120 Senadores, 100 são Advogados!”
Se não era assim, era mais ou menos.
Acontece, que bastante mais tarde, num outro excelente filme, “ Streets of Philadelphia” um advogado, interpretado por Tom Hanks, antes de morrer de sida, se vira para o outro colega, que o defendeu no processo judicial contra a firma de Advogados que o havia despedido, e lhe pergunta: “Sabe o que significa mil advogados, no fundo do mar, com os pés ligados por correntes?
Perante a resposta negativa do colega, explicou ” Significa um bom princípio”.
Oh senhores Advogados, desculpem lá qualquer coisinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário